"PoLiTiCaMeNTe iNCoRReTa!!"

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

aBouT BooKS aND Me

Olá, caríssimos!
O Marlon, amigo querido de longa data e agora, meu tio, fez um comentário nesse blog, no post About Books and Me, e esse comentário é digno de Post. Sim, pois eu adorei e pra você que adora ler, mas não lê, será muito útil. Eu vou seguir as dicas do Marlon, que também tem um blog, esse aqui, e quem saiba um dia, eu consiga ser como ele: um leitor contumaz!
Valeu Marlon. Segue:

"Você precisa saber de fato para que serve um livro. Com certeza, para ser lido. Uma obra não é fácil de ser produzida (sei do que estou falando, estou escrevendo dois livros, um com prazo da editora, outro não). Portanto, você está a) fazendo um mal para a comunidade literária (acredite, o autor não que apenas vender livros); b) fazendo um mal a você mesma. A solução? 1) separe hoje mesmo três livros de no máximo umas 100 páginas, os que você mais quer ler (dica para descobrir quais: escolha livros que tenham o máximo a ver com o que você está pensando ultimamente). 2) saiba exatamente quanto tempo você levará para lê-los. Como? Leia uma página cheia marcando o tempo e multiplique pelo número total de páginas. Você vai se surpreender com o pouquíssimo tempo necessário para se ler um livro de 100 páginas. Será em torno de 4 horas. 3) separe três momentos de 1,5 hora cada, em três dias seguidos, sem interrupções — vá para uma café, ou para uma praça — e leia sem parar por 1,5 hora. Repita o processo no dia seguinte e voilà: você terá lido um livro em três dias. Continue com o segundo e o 3º livros — se preferir, descanse um dia entre cada livro — mas não pare até terminar os três livros, que será um total de cerca de 10 dias. O milagre? Nenhum, mas você terá atingido a média brasileira em 2,7% do tempo deles.

Hoje em dia eu leio cerca de 50 livros e umas 1.000 páginas de textos acadêmicos por ano — acredite. Nunca leio menos de 3 horas por dia — 1095 horas por ano, equivalente a mais de 200 livros de 100 páginas (já cheguei a ler 6).

Hoje mesmo eu me comprometi a ler um livro inteiro "numa sentada", que sempre foi meu sonho. Estou sozinho e vou encarar o desafio. O livro? O Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau. 6 horas de prazer."

7 comentários:

  1. Não li O Contrato Social naquele dia, mas hoje sentei na biblioteca da EIT e li, em 168 minutos, o livro Marxismo, Comunismo e Cristianismo: Desafio ou Diálogo?, de Giuseppe de Rosa. Viu como é possível? Qual você pretende começar hoje (e terminar amanhã)?

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia do Marlon e tenho q dizer q nesse ano fiz uma pequena meta: ler, no mínimo, dois livros com mais de 100 páginas por mês e na semana passada completei 26 livros lidos e alguns com fichas de leitura. Teve meses que só li um livro, mas teve outros meses que consegui ler quatro. Quero alcançar 30 e quem sabe um dia consiga ler 50 como o Marlon!

    ResponderExcluir
  3. PAssam dois dias e ainda não li.. Affs.. Vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Alguns comentários às vezes são melhores do que a postagem que o originou. Um brinde aos leitores que leem, e não fingem apenas para "comentar".

    ResponderExcluir
  5. É isso, amigo do poema.. Eu entrei com o problema, e ele a solução.. Bão demais!!!!

    ResponderExcluir
  6. É isso, amigo do poema.. Eu entrei com o problema, e ele a solução.. Bão demais!!!!

    ResponderExcluir

Comenta!