"PoLiTiCaMeNTe iNCoRReTa!!"

segunda-feira, 25 de julho de 2011

AmY

Senti muito. Muito mesmo. Faz um bom tempo que eu curtia Amy... Sou cantora e um cantor sempre se apaixona por outro que tem um timbre de voz totalmente diferenciado e uma riqueza musical avassaladora.. Assim era AmY pra mim. A voz dela me lembrava o estilo de outra querida, a Janis Joplin, que coincidentemente se foi ao 27 anos pelos mesmos meios de transportes que a Amy e Elis Regina. Todas essas são cantoras excepcionais. São as que considero mais expressivas e inspiradoras. Elis, era uma intérprete que até hoje não vi igual. Ouvir Elis cantar e ver suas faces febris interpretando canções de abandono, é emocionante. Janis Joplin possui uma voz tão única que não é fácil descrever o que sinto quando escuto. Os harmônicos que ela produz em cada berro são arrepiantes! E Amy... Ah! Amy!!!  Seu material  autoral é bem rico, apesar de pequeno, e seu timbre de voz muito peculiar. Como amadora cantora que sou, e apaixonada profissional  pela música, sinto muito a perda desses artistas. Quem acompanhava a carreira da Amy, previa facilmente seu fim.. E eu sempre dizia: "essa aí termina igual a Janis"... E lamento tanto que tenha sido assim, mas a gente faz nosso próprio caminho. A vida desregrada e sem limites tras consequências, e entre elas, acredito que o vazio é o mais insuperável. Apesar da riqueza e da fama, Amy ainda sentia-se muito triste. Suas canções só falam de traumas, angústias, de perdas e abandono! Só Deus que conhece o profundo do coração do homem, sabe quais as mazelas que Amy carregava dentro de si. Sim. Eu a considero uma Diva, mas não a tenho como exemplo de vida. Drogas e bebida nunca foram uma combinação adequada, não poderia dar boa coisa. Meu desejo era que ela fosse mais temperada, como a Joss Stone, que também é uma diva pra mim e vive sua vida sem grandes excessos tóxicos. Amy sentiu falta de amores e mergulhou numa depressão e vazio, preenchido magica e momentaneamente pelos estimulantes, cocaína e sabe lá o que mais... Eu não admirava o modo de vida da Amy, mas consigo enxergá-la como uma pessoa qualquer, que pensa, que chora, que ama, que sente abandono, que sente saudade, que sente necessidade de vida... Mas ela não encontrou. A bíblia me diz que a boca fala daquilo que o coração está cheio, e AmY cantava toda a sua tristeza.. e mesmo se a música falasse de uma alegria qualquer, não havia na face de AmY uma centelha que fosse, de alegria. Então, AmY, vou sentir falta das harmonias que você não escreverá, vou sentir a maior saudade de ouvir a música que você nunca vai cantar... Vou sentir saudades quando não te ver nos Grammys de todos os anos  e nas premiações de música e talento. Vou sentir saudade de você não ter se tratado e se curado desses males que te envolveram até o fim. E a imagem que vou levar de você AmY, é a que levo das minhas outras divas... De um belo sorriso numa linda canção!


sexta-feira, 22 de julho de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

a GeNTe

Ela e eu..
Eu e ela..
Parece mentira, mas a vida da gente parece! Ou será pura coincidência a semelhança de todas as pessoas que apreciam arte, música, leitura e um bom papo na boemia? Mas não dá pra coincidir as mesmas incognitas, as mesmas aflições. Ou será que dá? Quanto mais a gente lê nossa música, menos entende a canção! É muita parecência, é muito carma de confusão. A gente quer emagrecer, a gente quer fazer academia. Mas quantos dias? A gente gosta de ler, a gente até tenta escrever, mas quantas linhas? A gente mora nos fundos dos pais, mas quem disse que a gente queria? A gente é feliz de vez em quando, mas isso é tudo que a gente merecia? Tá certo, a gente sabe que não merecia nem isso, mas a gente tem que se conformar com a desforma da vida? Não é ingratidão, pode ser até insatisfação, mas quem é que nunca acordou querendo ganhar o mundo e ser bem mais que essa pequena porção? É por isso que a gente canta, que a gente até sorrí, é por isso que a gente se encanta, escreve, faz rima ruim, é por isso que a gente articula, faz firula e se reboca de maquiagem.. É por isso que a gente bebe, que a gente comete excessos gastronômicos, é por isso que a gente comete excessos astronômicos... Para ostentar nosso vazio, para disfarçar nosso tempo frio. A gente é só a gente. A gente não é ninguém. A gente só quer viver e ser gente. Ser gente como no nosso meio, um monte de gente tem.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DiLeMa

A música do Cazuza, Exagerado, fala assim:
"E por vc eu largo tudo, carreira, dinheiro, canudo, Até nas coisas mais banais, pra mim é tudo ou nunca mais."
Na música do Toque no altar, diz a mesma coisa, em outras palavras:
Abro mão dos meus sonhos
Abro mão dos meus planos
Abro mão da minha vida por Ti
Abro mão dos prazeres e das minhas vontades
Abro mão das riquezas por Ti
Estou apaixonado ..
Fico confusa: O Cazuza era crente ou o compositor do Toque no Altar é drogado pra fazer uma música tão mentirosa dessa? Porque eu duvido que ele abra mão, pra começar, do cachê  pra tocar nos eventos evangélicos, imagina abrir mão dessa carrada de coisa que ele menciona fantasiosamente. Tem coisas que realmente não consigo engolir.
Que me desculpe a nação alienadamente evangélica, mas ser fiel e ser Cristão não é engolir tudo que o um líder religioso vomita na sua boca. Questionar não é ser rebelde! Aliás, alguns líderes religiosos, de quaisquer religiões que sejam, querem mesmo é que você pense que questionar é pecado, mas não é. O questionador é sim, um risco ao líder religioso inescrupuloso! A verdade de Cristo, não é, necessariamente, a meia verdade e a verdade e meia pregada nos altares. E a verdade liberta, não aprisiona! Não escraviza!  Todas as canções, todas as pregações, devem ser questionadas e analisadas. Era assim que o povo de Beréia, (história da própria bíblia narrada em Atos 17:10-14) que diz: "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." Se o povo de Beréia examinava e conferia o que Paulo, que cá entre nós, tem bem mais credibilidade que alguns líderes religiosos, porque você não examina? Porque você engole sem mastigar as coisas que te dizem? E o que é mais grave, essa cultura de pensamento pensado vai permeando todas as áreas da sua vida, e politicamente, socialmente e religiosamente, vai-se tornando uma marionete... Mas isso já é outro assunto. Enfim, atividade, queridos, atividade mental! Nunca é tarde para entender que pode haver muita distância entre o que Cristo pregou e o plano de salvação e entre o que estamos ouvindo nos púlpitos das igrejas! Ah! E só corrigindo.. Não! Eu não fico confusa, porque eu penso. Eu fico com nojo.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mudei

Pessoal,
O Fantástico mundo mudou de endereço.. 
Agora estamos no http://annebaylor.com.br/ 
Quem me segue aqui, caí pra lá e obrigada por estar aqui nesses 5 anos de blog!


Super Beijo.